Arautos do Evangelho e abuso: Tanto peca o que mata a vaca
Dois membros dos Arautos do Evangelho durante a vigília de 28 de agosto de 2026 liderada pelo presidente De la Espriella. Presidência da Colômbia. Flickr.com.

Rodolfo Soriano-Núñez

Compartir

Agréganos como fuente preferida en Google

Índices globais ajudam a compreender por que, sem eximir a Igreja de responsabilidade na crise de abusos, as autoridades da América Latina também falham.

Dados dos índices do Estado de Direito e da Paz Global ajudam a entender onde os países da América Latina falham com as vítimas de abusos e outros crimes.

Por Rodolfo Soriano-Núñez

Durante as últimas duas semanas, esta série apresentou os detalhes chocantes do abuso e o que o explica nos Arautos do Evangelho, uma organização católica semelhante a uma ordem religiosa, fundada no Brasil.

A diferença de outras organizações semelhantes nascidas em Espanha ou no México, países com um claro histórico de conflito entre a Igreja e o Estado, os Arautos surgiram no Brasil, um país livre desses conflitos. Embora a Igreja Católica já não goze dos privilégios que tinha quando o Brasil era parte do Império Português, nunca se viu ameaçada como ocorreu no México e em Espanha na primeira metade do século XX.

Nada disso ocorreu tampouco no Peru nem na Argentina e, no entanto, tal como sucedeu com os Arautos no Brasil, o Sodalício de Vida Cristã no Peru e o Instituto do Verbo Encarnado na Argentina surgiram com certo grau de cooperação dos bispos de cada um desses países, ao apresentarem-se como uma espécie de vanguarda para proteger a Igreja Católica das suas próprias elites “liberais” e dos seus “inimigos”.

Mais tarde, apesar das precoces advertências sobre comportamentos predatórios e abusivos, todas elas receberam a bênção de Roma no contexto do “Novo Pentecostes” que Germán Doig, um dos fundadores do Sodalício, proclamou nos anos noventa para louvar a generosidade de João Paulo II para com eles e para com muitos outros movimentos com abordagens e práticas de corte sectário.

No que respeita aos Arautos, João Paulo II legitimou-os em 2001, num momento em que o Instituto do Verbo Encarnado já tinha sido objeto de três visitas apostólicas e a Conferência Episcopal Argentina solicitava a Roma a supressão de dito instituto.

O mais preocupante é que João Paulo II abençoou todas estas organizações apesar das múltiplas advertências emitidas no final dos anos oitenta e ao longo dos anos noventa no mundo hispanófono por figuras como José María Mardones e no âmbito anglófono por Andrew Greeley, entre outros, e depois de Jason Berry já ter descoberto muitas das práticas abusivas e corruptas da Legião de Cristo, e quase ao mesmo tempo que The Boston Globe publicava os detalhes do sucedido na arquidiocese de Boston.

A responsabilidade da Igreja Católica é inegável. Basta ler a carta enviada a Leão XIV por algumas das vítimas de Marko Rupnik, expulso pelos jesuítas daquela que foi a sua ordem, mas ainda padre, poucos dias antes da sua viagem a França.

Elas, como tantas vítimas de outros casos, queixam-se do processo labiríntico, dos atrasos e do absurdo de os jesuítas já terem expulso Rupnik enquanto ele continua a ser padre, bem como dos efeitos da incapacidade da Igreja Católica para "fixar uma posição" quando se trata de aplicar realmente as suas próprias regras em matéria de abuso. Fizeram-no num momento em que não há qualquer indício de como nem de quando terminará o segundo julgamento canónico de Rupnik.

Em França, as vítimas pelo menos podem perceber certo decoro por parte da Igreja Católica. Antes de as vítimas de Rupnik entregarem a sua carta aberta, o bispo de Tarbes e Lourdes, diocese onde se encontra a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, decidiu retirar por completo ou, pelo menos, cobrir de forma permanente os mosaicos de Rupnik como um gesto prático e concreto que reconhece a dor que ditos mosaicos causam às vítimas em geral, e mais àquelas que ainda são católicas.

Por mais contraditória que seja a atitude da Igreja Católica em relação a Rupnik e a outros casos, deve-se recordar o rifão: “tanto peca o que mata a vaca quanto o que segura a pata”. Ou seja, por muito mau que seja o desempenho da Igreja Católica ao lidar com os seus monstros, resulta impossível descartar o papel das autoridades.

Seja no México, em Nova Iorque, Madrid ou no Rio de Janeiro, uma vítima entra na crise de abuso sexual pelas portas das paróquias ou colégios da Igreja Católica e, em algum momento, tenta sair pelas das procuradorias ou promotorias.

Caso contrário, não haveria forma de explicar por que a crise de abuso sexual ainda oferece esta “história de duas cidades” com soluções claras, seja em tribunais penais ou civis, ou mediante acordos relativamente transparentes nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e um punhado de países europeus, enquanto na América Latina, embora autoridades como a promotora brasileira Catharina Verboonen reconheçam que os crimes ocorreram, nada de concreto é feito para os enfrentar.

Isto ganha maior relevância se se considerar que, embora a definição do que constitui um abuso possa ser bastante semelhante em Montreal, Buenos Aires, Lyon ou Lima, a forma como as autoridades abordam os detalhes específicos de dito abuso é drasticamente diferente.

É verdade que a Igreja Católica é quem, graças às falhas dos seus processos, converte os seus fiéis em vítimas ao autorizar organizações cujo “sucesso” depende de práticas sectárias e predatórias, como o isolamento ou o silenciamento das vítimas, dos seus aliados e de qualquer pessoa que se atreva a criticar a sua atuação.

No entanto, uma vez ocorrido o abuso, a maioria das vítimas enfrenta uma opção: ou seguem um procedimento estritamente canónico ou eclesial, ou seguem um procedimento civil, e inclusive algumas percorrem ambos os caminhos.

Quanto aos procedimentos eclesiais, como demonstraram entregas anteriores desta série no México e no resto da América Latina, o processo é de natureza secreta e, salvo raras exceções, deixa as vítimas muito insatisfeitas.

Em 2025, o texto hiperligado antes deste parágrafo, ou neste link por meio de uma tradução automática, abordou o mais recente de uma série de casos de vítimas menores de idade do sexo masculino na diocese de Izcalli, na periferia da Cidade do México; enquanto o texto hiperligado depois deste parágrafo trata sobre uma freira mexicana cujo caso não avança nos últimos dois anos, ou aqui por meio de uma tradução automática.

Mais recentemente, esta série revelou o caso de um homem adulto que, após a pandemia, procurou ajuda com o padre da paróquia para onde se tinha acabado de mudar na Cidade do México e só encontrou abusos, agravados pela forma como a Arquidiocese do México geriu o seu caso. O texto em espanhol está vinculado após este parágrafo ou aqui por meio de uma tradução automática.

O panorama na América Latina em geral não é muito diferente. Embora alguns casos na região, tanto na Argentina como no Chile, cheguem a julgamento, chocam contra a mesma parede na qual se esbarraram os casos dos Arautos quando o memorando de Verboonen admitiu que algo terrível tinha acontecido, mas reconhecia a futilidade de todo o processo, fosse por prescrição ou porque a legislação brasileira tem limites estruturais para processar organizações dedicadas a práticas predatórias. O texto hiperligado após este parágrafo está disponível em espanhol ou neste link por meio de uma tradução automática do Google.

A prescrição dos crimes foi um elemento-chave no artigo sobre o ex-jesuíta chileno Felipe Berríos (ver acima em espanhol ou neste link em uma tradução automática do Google) e, mais recentemente, a razão pela qual Hernán Rausch, um sobrevivente argentino de abusos ocorridos no século XX, faz parte de uma ação coletiva que procura justiça perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos. O texto vinculado após este parágrafo está disponível em espanhol ou neste link em uma tradução automática do Google.

O próprio Rausch publicou recentemente um artigo de opinião num meio argentino (conteúdo em espanhol) onde fala de casos argentinos mais recentes nos quais se utilizou a prescrição para justificar decisões que reconhecem parte das reivindicações das vítimas, mas as deixam com pouco ou nenhum acesso real à justiça.

O argumento de Rausch é semelhante ao que surge em textos publicados por vítimas em toda a América Latina, onde se admite que há problemas, mas não se oferece acesso efetivo à justiça:

“É um dever pendente criar comissões de acompanhamento e acolhimento por parte do Estado para vítimas de maus-tratos e danos na infância, com inevitáveis sequelas ocultas, que prejudicam o desenvolvimento da vida. Isso sem deixar de lado o caráter urgente de tratar novamente no Congresso a temática da prescrição: os crimes de abuso sexual não devem prescrever, o afetado e lesado denuncia o seu agressor quando pode, não quando quer; é difícil e requer muito esforço falar e contar detalhes das circunstâncias vividas e transitadas.”

A situação não é diferente quando se revisam os numerosos casos nas casas dos Arautos. As vítimas iniciaram o que lhes foi apresentado como uma jornada espiritual, com promessas de vida eterna, ressurreição e a oportunidade de alcançar a perfeição espiritual, a qual terminou para muitas delas num labirinto de denúncias e e-mails enviados para Roma, para os Arautos ou para as autoridades brasileiras.

Como em outros países, as vítimas dos Arautos —brasileiras, canadianas ou de outras nacionalidades— veem-se obrigadas a sair pela porta das procuradorias uma vez que a promessa da jornada espiritual se quebrou, mas com muito poucos ou nenhuns recursos ao seu alcance.

Por isso o Arquivamento de Verboonen, a ordem de fechar o processo dos Arautos enviando-o para o arquivo morto, resulta tão relevante para entender o que continua a falhar na América Latina e por que, como diz o ditado, “tanto peca o que mata a vaca como o que lhe segura a pata”.

Sim, a indiferença das conferências nacionais de bispos, desde o México até ao Chile ou à Argentina, para seguir qualquer um dos exemplos disponíveis em França ou em Espanha resulta alarmante. Mas é-o na mesma medida que o desinteresse dos congressos nacionais e locais, pouco dispostos a seguir o exemplo das legislaturas estaduais da Califórnia e de Nova Iorque mediante as chamadas janelas de retroatividade (look-back windows) promulgadas antes da pandemia.

Como costuma ser, há exceções, como a recente publicação de um relatório que a Arquidiocese do Panamá encomendou à Universidade de Notre Dame. Apesar de se ter limitado aos últimos 25 anos, sugere padrões que já estão presentes em países com estudos mais exaustivos.

Por admissão da própria arquidiocese panamenha, existem registos de denúncias de 37 casos, mais de um por ano. O relatório assinala que apenas em 24 desses 37 casos existiria algum tipo de responsabilidade institucional (conteúdo em espanhol).

Por mais limitada que seja essa amostra de casos, serve para demonstrar que a crise de abuso sexual pelas mãos do clero não diz respeito unicamente a menores de idade, o que coloca outro prego no caixão do pânico moral impulsionado por Bento XVI sobre a crise ser o resultado de uma espécie de “invasão” de monstros pedófilos LGBTQ que traíram a confiança da Igreja Católica.

Basta observar como apenas nove dos 24 casos envolvem menores; onze são adultos definidos pela Igreja Católica como “vulneráveis”, com quatro casos sem idade da vítima. Mais revelador ainda é que, desses 24 casos, apenas cinco derivaram na expulsão do estado clerical ou secularização dos padres envolvidos.

Apenas sete dos 24 casos contam com processos completos, e apenas em dois desses sete existe uma resolução final por escrito. De forma ainda mais eloquente, os autores descrevem uma “cultura administrativa que não deixa registo escrito”. Haverá mais detalhes sobre os resultados do Panamá numa próxima entrega desta série.

O estudo no Panamá foi possível porque representava um risco controlado. A Igreja Católica no Panamá conserva certa proteção e patrocínio do governo nacional, e o estudo foi realizado pela universidade católica norte-americana por excelência.

Não se tratou de algo similar ao Relatório Sauvé em França, nem aos relatórios que as dioceses alemãs publicaram nos últimos cinco anos; e, a diferença de Espanha, onde o Defensor do Povo esteve a cargo de uma avaliação preliminar da situação e do mecanismo posterior para atender os casos e as eventuais indemnizações, no Panamá não houve autoridade ou instituição oficial envolvida.

Por tudo isto, faz-se necessário voltar à ordem de Verboonen de arquivar a investigação sobre os Arautos e evitar vê-la como a simples decisão de uma promotora brasileira que fecha um caso.

Ao longo das suas páginas, Catharina Verboonen reconhece expressamente que ocorreram factos graves. Reconhece violações dos direitos humanos e qualifica as práticas como repreensíveis. Não diz que as acusações sejam absurdas ou inventadas. E, no entanto, o documento termina no mesmo ponto: não há prestação de contas.

O documento é quase uma reflexão sobre a incapacidade institucional na América Latina, um reconhecimento do quão fraco é ali o sistema de justiça para processar os casos de abuso sexual, clerical ou de outra índole, e para efeitos práticos, muitos outros crimes, como o demonstra a existência de um processo físico e digital de casos nos quais Verboonen se viu obrigada a aplicar um raciocínio semelhante.

Membros dos Arautos do Evengelho após na missa pelo 23º aniversário da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Brasil, agosto de 2026. Redes sociais dos Arautos.
Membros dos Arautos do Evengelho após na missa pelo 23º aniversário da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Brasil, agosto de 2026. Redes sociais dos Arautos.

No início de março, Verboonen utilizou um argumento semelhante para arquivar uma investigação na qual um funcionário do governo brasileiro usou um documento falso para se identificar, segundo consta em reportagens da imprensa local. Com suficiente tempo e paciência para revisar a imprensa brasileira, encontrar-se-iam outros casos semelhantes nos quais as autoridades terminam por reconhecer os limites estruturais da lei e do desenho institucional brasileiro para ir mais além.

No caso dos Arautos, a mensagem implícita é inquietante porque as autoridades não estão a dizer que o abuso não tenha ocorrido. Uma resposta assim seria mais fácil de combater, já que haveria forma de a desmentir. Em contrapartida, o documento de Verboonen, tal como as decisões chilenas e argentinas, sugere um quadro institucional e sociedades capazes de reconhecer as provas do abuso e de muitas outras formas de crime, enquanto se declaram simultaneamente incapazes de fazer algo a esse respeito.

O facto de as leis e o desenho institucional do Brasil não serem tão diferentes dos do resto da América Latina não é uma mera opinião nem um traço residual dos estudos latino-americanos dos anos sessenta, onde uma visão sinóptica da história regional assumia que nada mudava na zona.

Existem provas disso; basta saber onde procurar. Para explicar esta realidade, a entrega de hoje recorre aos dados do Índice do Estado de Direito do World Justice Project para 2025 e do Índice Global da Paz do Institute for Economics and Peace para 2026.

A partir de certos fatores específicos de ambos os índices, é possível compreender por que os sistemas de justiça latino-americanos são incapazes de atender às necessidades dos sobreviventes de abusos sexuais clericais e de outras formas de violência sistémica na região.

Os dados

Para medir por que as instituições latino-americanas não conseguem superar a sua paralisia, cruzaram-se os dados de ambos os índices. Lamentavelmente, resultaria impossível incluir as 19 repúblicas latino-americanas e todos os casos relevantes da Europa necessários para compreender a fundo o problema. Por isso, esta entrega analisa unicamente as dez repúblicas mais populosas da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) juntamente com cinco casos de referência de países de rendimento elevado (Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos e França).

Os dados revelam uma contundente realidade estatística. É verdade que nenhum destes índices aborda de forma específica o problema do abuso sexual cometido pelo clero. Oferecem, em contrapartida, um par de índices muito confiáveis, elaborados a partir de diversas variáveis de diferentes fontes, que permitem entender por que a justiça em certos países está melhor equipada para responder às necessidades das vítimas de crimes em geral. Nesse sentido, as implicações dos achados vão muito além do abuso clerical e resultam fundamentais para compreender outros problemas urgentes, como as desaparições forçadas e os feminicídios.

Cabe assinalar que, ao testar a validade do modelo estatístico com os dados das variáveis selecionadas de ambos os índices para os 15 países analisados, as duas métricas apresentam um sólido coeficiente de correlação de Pearson de r = -0,706.

Em termos simples, isto significa que, como era de esperar, existe uma acentuada correlação entre ambos os índices. A correlação é inversa: uma pontuação do WJP mais elevada assinala uma maior solidez institucional (de 0,00 a 1,00), enquanto uma pontuação do GPI mais elevada reflete maior violência e instabilidade social (de 1,00 a 5,00). Esta correlação negativa sugere que, à medida que a capacidade legal do Estado cai, a insegurança social e a impunidade aumentam numa proporção direta e previsível.

Ao elevar ao quadrado este coeficiente de correlação, obtém-se um coeficiente de determinação de R-quadrado = 0,499. Um R quadrado próximo dos 50 por cento representa um limiar muito elevado de capacidade explicativa. Indica, em termos práticos, que quase metade da variação observada no Índice Global da Paz está associada às diferenças na solidez das instituições legais e judiciais avaliadas pelo Índice do Estado de Direito.

Essa realidade afeta as vítimas de abuso sexual por clérigos da mesma forma que as vítimas de desaparição forçada, feminicídio e os múltiplos crimes contra jornalistas, ambientalistas e líderes de povos originários em toda a região.

Este achado estatístico desmantela a narrativa das "maçãs podres", ainda comum em comunidades católicas e de outras confissões na América Latina e inclusive, até ao dia de hoje, na Europa.

Indica claramente que a paralisia promotorial em casos complexos de abusos clericais não é um descuido acidental nem uma falha isolada; as falhas por parte das instituições religiosas desempenham um papel chave, mas, “tanto peca o que mata a vaca...” pois existe uma relação demonstrada estatisticamente entre essas falhas e o estado da infraestrutura legal do Estado: a sua polícia, os seus promotores e os seus juízes.

O principal gargalo: a deserção na fase de investigação

Um elemento central registado pelo WJP é o papel do subfator 8.1, o qual avalia a eficácia dos procedimentos de investigação criminal. Os dados demonstram que o principal motor da impunidade na América Latina opera muito antes de um caso chegar às mãos de um juiz.

O Índice do Estado de Direito do World Justice Project para 2025 mede a capacidade técnica de promotores e polícias forenses para recolher provas e construir processos sólidos. No grupo latino-americano, estas pontuações caem numa paralisia sistémica, situando-se todas abaixo do limiar de 0,350, como se observa na tabela posterior a este parágrafo, onde se mostram esta e outras variáveis do Índice WJP 2025.

Em comparação, como se pode ver na Tabela 1.B, os países de referência mantêm pontuações de investigação que vão de 0,580 (Espanha) e 0,610 (França e Alemanha) a 0,650 (Estados Unidos) e 0,670 (Canadá).

Esta lacuna explica por que os casos que envolvem instituições de alto perfil como os Arautos, o Sodalício ou estruturas diocesanas e de ordens no México se estancam indefinidamente na fase de investigação preliminar. Quando uma vítima recorre a uma promotoria em Guadalajara ou Brasília, deposita a sua esperança em sistemas com taxas elevadíssimas de cifra negra de crimes e níveis de impunidade extremamente altos.

A imprensa brasileira coincide com o diagnóstico que o WJP faz sobre o estado da justiça no seu país. Exemplo disso é uma notícia de janeiro na qual o jornal Folha do Estado resumiu com severidade a baixa pontuação do Brasil no Índice do Estado de Direito. O texto incluía um destaque com o título “Vergonha internacional”, seguido do título principal: “Judiciário brasileiro é eleito o 2º mais corrupto e injusto do mundo”.

Neste sentido, o Arquivamento de Verboonen foi simplesmente a formalização administrativa dessa realidade estatística, assumida com certo pragmatismo pessimista pelos próprios brasileiros. Ainda assim, o relato detalhado de Verboonen sobre o sintetizado pela Folha do Estado constitui uma acusação a partir de dentro do próprio sistema de justiça brasileiro às suas falhas de desenho e desempenho. Ao mesmo tempo, abre uma janela para compreender o que ocorre desde Tijuana até Ushuaia, onde os indicadores regionais se mantêm tão “estáticos” e “sinópticos” como os velhos manuais de estudos latino-americanos dos anos cinquenta e sessenta.

Isto não significa que não tenham ocorrido mudanças. O Chile, o México e outros países da região implementam diversas reformas, distanciando-se por vezes de tradições históricas, como ocorreu no Peru com a figura da presidência do Conselho de Ministros, o chamado Premier, e a questão de confiança como mecanismo capaz de derrubar um governo. O problema de fundo é que essas modificações não alteraram os resultados reais dos sistemas de justiça regionais.

Ao revisar a explicação detalhada na resolução de Verboonen, resulta inevitável pensar em como, por citar um exemplo entre vários, o governo federal mexicano já estava pronto no final de 2025 para desaproveitar a vantagem que as autoridades da Califórnia e do governo federal dos Estados Unidos lhe tinham colocado em bandeja de prata nos processos contra La Luz del Mundo.

Xavier Becerra, atual candidato democrata ao governo da Califórnia, já tinha conseguido uma condenação contra Naasón Joaquín García, que já estava numa prisão estadual desse estado. Em momento algum o governo federal mexicano nem os governos estaduais de Jalisco ou Baja California tentaram abrir investigações sobre as atividades de La Luz del Mundo em território mexicano, pelo menos desde meados do século XX. Assim foi demonstrado no texto vinculado após este parágrafo, disponível em espanhol, ou aqui por meio de uma tradução automática.

Em meados de 2025, o governo federal dos Estados Unidos fez o que o México se recusou a fazer: apresentou novas acusações contra Naasón Joaquín García e incluiu um novo grupo de cúmplices num processo ampliado.

Mais uma vez, o governo mexicano não mostrou interesse em apresentar acusações próprias nem em aproveitar a oportunidade aberta pelo Departamento de Justiça norte-americano. Foi apenas após a mobilização direta das vítimas que a Procuradoria-Geral do México mostrou algum interesse no caso.

A espejismo chileno

Isto não implica que não tenham existido tentativas de mudança. Ao revisar edições anteriores do WJP, observa-se que o Chile era considerado há uma década um modelo a seguir, disposto a reformar as suas instituições de justiça por iniciativa própria; no entanto, essa vontade reformadora acabou por chocar contra um muro, absorvida pela inércia e pelas pressões políticas.

Esse fenómeno reflete-se nos paradoxais dados do Chile. Embora os seus indicadores macroscópicos sobre o estado de direito sejam os melhores da região e se aproximem dos padrões europeus, a realidade nas ruas de Santiago está mais próxima das de Bogotá do que das de Lyon ou Colónia.

O Chile obtém uma pontuação relativamente alta em independência judicial formal (subfator 8.6 do WJP: 0,732), próxima dos níveis europeus. No entanto, a sua capacidade de investigação criminal (subfator 8.1 do WJP) encontra-se deteriorada em 0,339.

Esta discrepância explica o funcionamento da proteção institucional contemporânea. A impunidade em países como o Chile não requer corrupção judicial direta nem chamadas telefónicas para os gabinetes dos magistrados.

Em seu lugar, o aparelho de persecução penal (a Fiscalía) não completa investigações rigorosas dentro dos prazos legais estabelecidos. Quando o caso, após anos de estagnação, chega finalmente aos tribunais, juízes independentes ditaram resoluções que arquivam o processo baseando-se na prescrição do crime.

O Estado oferece assim uma saída formalmente independente e inatacável do ponto de vista legal, que reconhece a existência do abuso, mas garante que nenhum perpetrador enfrente um julgamento penal. Uma dinâmica semelhante observa-se na gestão estatal dos abusos institucionais em organismos de proteção infantil como o SENAME, onde as redes de poder beneficiam da falta de investigação antes do que de uma interferência judicial explícita.

Uma entrevista com Eneas Espinoza, porta-voz da Red Chilena de Sobrevivientes, ofereceu mais detalhes sobre como o governo de Gabriel Boric, que no seu momento encarnou as expetativas da nova esquerda latino-americana, se recusou a aceitar as propostas das vítimas para investigar os casos no SENAME e em outras instituições do país. O texto vinculado após este parágrafo está disponível em espanhol ou neste link em uma tradução automática.

Quando os sobreviventes encontram bloqueada a via penal pela paralisia das investigações, costumam tentar a via civil em busca de indemnizações ou de uma exigência de responsabilidade institucional.

Essa foi a porta que as legislaturas da Califórnia e de Nova Iorque abriram aos seus cidadãos mediante as janelas de retroatividade (look-back windows). No entanto, o subfator 7.5 do WJP (Justiça civil livre de atrasos indevidos) revela que na América Latina essa segunda porta está igualmente obstruída.

Como os processos penais e civis na região estão marcados por atrasos estruturais e interferências políticas, os sobreviventes que recorrem à via civil chocam contra o mesmo muro.

O caso chileno resulta difícil de compreender se apenas se examinar a variável de independência judicial formal, onde atinge um valor muito sólido e próximo do primeiro mundo em 8.6 “O sistema de justiça criminal está livre de interferência indevida do governo” (subfator 8.6 do WJP), que chega a 0,730.

Para um observador externo, o Chile aparenta funcionar com uma integridade judicial de corte europeu. No entanto, a sua pontuação em investigação criminal (subfator 8.1 do WJP) situa-se num nível tipicamente latino-americano de 0,340.

Esta fratura explica como opera a impunidade institucional moderna na região. Num Estado como o chileno, a impunidade não exige ingerências políticas abertas nem subornos aos juízes. Basta que o Ministerio Público deixe estagnar os casos complexos. Quando o processo chega ao tribunal anos depois, magistrados independentes ditaram arquivamentos tecnicamente impecáveis baseados na prescrição. O Estado reconhece o dano, destaca a autonomia dos seus juízes e assegura que nenhum responsável preste contas perante a justiça.

A paradoxo latino-americano: vigilância policial sem investigação

Ao cruzar as pontuações judiciais do WJP com o Índice Global da Paz 2026 (ver a tabela um pouco mais adiante), fica exposta uma última contradição estrutural: os governos da América Latina costumam manter um grande deslocamento de força policial fardada enquanto privam seus órgãos de investigação de capacidade técnica.

O Uruguai e a Argentina registam as pontuações máximas ou quase máximas na Taxa de Polícia do GPI (5,000 e 4,820, respetivamente), o que reflete um elevado número de efetivos policiais por habitante. Ao mesmo tempo, países como o México (4,000) e o Brasil (3,500) obtêm pontuações muito elevadas na Escala de Terror Político (PTS), o que evidencia uma acentuada coerção estatal.

Essa capacidade é evidente no México pelo uso seletivo do Exército e da Marinha para atender a situações de crise, como ocorreu nos últimos anos no estado de Sinaloa. No Brasil existem exemplos semelhantes quando as forças policiais estaduais ou federais realizam operações em favelas e zonas periféricas das suas principais áreas metropolitanas.

No entanto, apesar da sua capacidade para realizar operações policiais e militares de grande escala, tanto o México como o Brasil apresentam pontuações desastrosas em investigação criminal no Índice do Estado de Direito (WJP 8.1).

O Estado investe recursos consideráveis em presença de rua e força executiva, mas mantém uma capacidade quase nula para a investigação forense e independente. Possui a estrutura pesada para impor a ordem pública nas ruas, mas carece da competência técnica —e da vontade política— para investigar instituições poderosas e consolidadas como a Igreja Católica ou La Luz del Mundo.

Mais uma vez, como o demonstra o caso de La Luz del Mundo, as vítimas de abusos em âmbitos religiosos ficam presas entre organizações que procuram silenciá-las e autoridades que, se bem podem reconhecer o seu trauma, carecem da capacidade técnica para promover a justiça ou da vontade política para agir, mesmo quando autoridades externas, como o governo da Califórnia, já fizeram o trabalho pesado de provar os crimes nessas comunidades.

Por deficiente que seja o desempenho dos Estados latino-americanos ao promover a justiça aos seus cidadãos, é necessário sublinhar que a postura da Igreja Católica perante o problema é por si só um fator-chave.

Os bispos católicos em França, na Alemanha e em Espanha poderiam ter mantido a postura negacionista consolidada durante o pontificado de João Paulo II: deixar passar o tempo, apostar na morte dos agressores ou das vítimas, ou na prescrição dos crimes.

No entanto, parecem ter estado conscientes de que isso corria o risco de despertar reações hostis dos setores mais jacobinos e anticlericais na Assembleia Nacional francesa ou despertar os fantasmas da Terceira República em Espanha.

Optaram por não o fazer. Seja por iniciativa própria, como no caso dos bispos franceses e alemães, ou ao aceitar a intervenção do Defensor do Povo, como em Espanha, nesses três países europeus puseram-se em marcha tentativas e propostas de solução. Por desgraça, os seus pares na América Latina parecem dispostos a manter a mesma aposta trágica com a qual se comprometeu João Paulo II.

Cabe destacar que a Espanha e a França, cujos sistemas de justiça apresentam atrasos em relação a outros países europeus, são precisamente onde se têm buscado alternativas. É o caso do mecanismo criado pelos bispos franceses após a publicação do Relatório Sauvé ou da decisão dos bispos espanhóis de aceitar a intervenção do Defensor do Povo. Ambas as decisões apontam para soluções que superam os limites dos poderes judiciais dos seus respetivos países ao abordar os casos de abusos sexuais na Igreja Católica.

Em todo o caso, há que estar consciente de que estas apostas não são exclusivas dos bispos. Outras elites latino-americanas arriscam o prestígio das suas instituições ao seguir esquemas semelhantes. No caso das organizações religiosas, o risco é ainda maior, já que estas práticas minam diretamente a confiança que a sociedade deposita nelas.

Em última análise, o que os dados deixam claro é que os países onde as vítimas obtêm menor justiça são também aqueles cujos sistemas judiciais enfrentam maiores dificuldades para investigar os crimes de forma eficaz.

Representantes das Forças Armadas e da Polícia do Brasil após a missa pelo 23º aniversário da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Brasil, agosto de 2026. Redes sociais dos Arautos.
Representantes das Forças Armadas e da Polícia do Brasil após a missa pelo 23º aniversário da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Brasil, agosto de 2026. Redes sociais dos Arautos.

* * *

Um resumo deste texto está disponível em áudio após este parágrafo.

Nota de produção: O texto do resumo, assim como o principal, foi escrito e editado apenas pelo autor. A gravação do áudio foi feita com uma ferramenta de texto para voz (Microsoft Word via Web). A IA foi utilizada apenas para gerar a voz, e não para a criação do conteúdo.

Agréganos como fuente preferida en Google