Das garras da fera: Dois sobreviventes dos Arautos
Ao centro, empunhando um báculo, o cardeal Raymundo Damasceno Assis, que chefia a intervenção nos Arautos. Agosto de 2026. Redes sociais da Basílica de N. S. de Aparecida.

Compartir

Agréganos como fuente preferida en Google

Um é um leigo e antigo membro, nascido e recrutado no Norte Global. O outro também foi membro dos Arautos e é um sacerdote na América Latina.

Seus testemunhos oferecem relatos de primeira mão sobre como organizações semelhantes a ordens aprovadas pelo Vaticano como os Arautos apostam em práticas sectárias e predatórias.

Por Rodolfo Soriano-Núñez

O quarto texto desta série sobre o abuso nos Arautos do Evangelho remete a documentos recentes que dão conta, a partir de duas perspectivas, de uma realidade similar.

Ambos os documentos fazem parte dos muitos arquivos enviados ao Vaticano depois que o Papa Francisco iniciou a chamada Visita Apostólica que finalmente conduziu à atual intervenção dos Arautos, um procedimento ainda formalmente presidido pelo cardeal brasileiro Raymundo Damasceno Assis, que agora é assistido por José Aparecido Gonçalves de Almeida, o bispo da diocese de Itumbiara, e Marián Ambrósio, a superiora geral das Irmãs da Divina Providência.

Os documentos fornecem relatos dolorosamente detalhados de como as práticas predatórias foram normalizadas por Roma durante os últimos anos do pontificado de João Paulo II. Oferecem duas narrativas sobre quão complexo é o abuso em ambientes religiosos. Ambos foram escritos por sobreviventes do sexo masculino.

Um, de 326 páginas, é a resposta direta de um ex-membro dos Arautos a uma solicitação dos funcionários vaticanos que tratam do abuso nessa organização religiosa similar a uma ordem. Ele será identificado apenas como Charles, para proteger sua identidade e a de seus amigos e família. Charles é atualmente um leigo, nascido e atualmente residente no Norte Global, onde foi recrutado nos anos oitenta e enviado ao Brasil para continuar o que se esperava ser sua formação como sacerdote dessa organização.

O segundo é um relato de 135 páginas de um atual sacerdote na América Latina, que também deixou a ordem e que agora é pároco em seu país de origem. Ele só será identificado como José para protegê-lo de uma potencial reação violenta dos membros mais radicais dos Arautos em seu país e em outros países da América Latina.

Enquanto o documento de Charles se constrói a partir de sua própria experiência como sobrevivente das muitas formas de abuso praticadas pelos líderes e membros dos Arautos, o tipo de práticas amplas e generalizadas que impediram as autoridades brasileiras de identificar quem foi o principal culpado do abuso contra ele, o de José aprofunda uma análise teológica e eclesiológica própria de um sacerdote que, no mais, parece estar em bons termos com sua diocese e com Roma.

Ambos os documentos foram enviados por seus autores às autoridades vaticanas que tratam deste caso específico, de modo que, ao menos para fins dos procedimentos internos ou canônicos, permanecem sob o “segredo pontifício”. Embora não haja obrigação de cumprir as arcanas regras do “segredo pontifício” —pois os documentos foram obtidos à margem de fontes vaticanas—, a anonimização das vítimas busca evitar que esta publicação seja usada como pretexto para afetar uma decisão de Roma sobre esta organização, seus associados e “movimentos”.

Essa é também a razão pela qual não se publica a totalidade dos documentos agora. Embora a intervenção original tenha começado há mais de nove anos, existe a expectativa de que Roma tomará alguma decisão a respeito desta e de muitas outras organizações semelhantes a ordens afetadas por práticas sectárias e predatórias similares.

Acima de tudo, protege tanto quanto possível Charles e José e muitos outros antigos membros da organização que denunciaram os excessos dos Arautos, e talvez de forma mais reveladora, a lenta reação de Roma. Tão lenta, que beira o que muitos veem como desinteresse em abordar a situação atual nas comunidades dos Arautos.

No que diz respeito a Charles, uma versão de seu testemunho aparece nos arquivos que dão forma à investigação sobre os Arautos que as autoridades brasileiras, representadas por Catharina Verboonen, decidiram encerrar e enviar ao Arquivo Morto, o procedimento de Arquivamento.

Se voltarmos ao memorando de Arquivamento de Catharina Verboonen, disponível após este parágrafo, é necessário ter em mente que ele não foi emitido porque ela não pudesse encontrar provas do abuso. Em nenhum momento do texto, onde Charles é citado repetidamente, Verboonen descarta suas queixas ou agravos. Pelo contrário, cada vez que os identificadores utilizados por Verboonen se referem a Charles, ela concorda que há mérito em suas alegações, mas também afirma não poder construir um caso real e apresentá-lo a um juiz.

Ela o faz porque o principal culpado, João Clá Dias, o fundador dos Arautos, morreu, porque os crimes ocorreram há muitos anos, de modo que a prescrição expirou e, para piorar, porque o abuso foi de tal magnitude, tão institucionalizado, a ponto de se tornar um quebra-cabeça sem solução para o sistema de justiça brasileiro.

No documento de Verboonen, é possível ler como ela, como alta funcionária do governo brasileiro, aceita que ocorreram irregularidades, inclusive violações sistemáticas de direitos humanos, mas declara seu gabinete incapaz de abordar realmente os crimes, e muito menos de encontrar uma forma de oferecer uma medida de justiça aos afetados pelas práticas dos Arautos.

Também é necessário ter em mente que, desde a morte do Papa Francisco em abril de 2025, os amigos e aliados dos Arautos em outras organizações religiosas que enfrentam processos semelhantes em Roma e, de forma mais significativa, seus aliados nas elites políticas latino-americanas lançaram uma campanha completa para pôr fim à intervenção dos Arautos.

Deve-se destacar que a Visita Apostólica e a posterior intervenção é um procedimento que Roma já usou antes para tratar da Legião de Cristo, e que tão recentemente quanto em 8 de dezembro de 2024 (conteúdo em espanhol), foi ordenado pela quarta vez em menos de 40 anos no Instituto do Verbo Encarnado argentino.

A intervenção de Roma neste tipo de grupo vem sem garantias sobre quão efetiva será. Apesar de toda a “palavreado católico” sobre a humildade e a obediência ao Vigário de Cristo, um dos títulos usados para se referir ao papa, as organizações que afirmam seguir uma disciplina militar que lembra as ordens de cruzados medievais, ou uma compreensão distorcida do “quarto voto” de obediência ao papa dos jesuítas, estão mais do que dispostas a desafiar a autoridade papal.

Nos casos mais extremos, como a agora cismática Sociedade Sacerdotal de São Pio X, eles o fazem em nome da autoridade de um pontífice falecido, Pio X, mas mesmo quando as organizações afirmam estar em plena comunhão com Roma, como fazem os Arautos, basta observar como usam sua infraestrutura de internet na Itália para travar uma guerra contra o falecido Papa Francisco por colocá-los sob intervenção.

A partir dali, inundaram as redes sociais católicas com uma campanha para se apresentarem como vítimas de Francisco ou, mais em sintonia com a prática católica, para se apresentarem como vítimas de pessoas próximas ao falecido pontífice argentino que lhe ofereceram informações falsas ou equivocadas.

Capa de Punidos, um e-book distribuído pelos Arautos do Evangelho por meio de seus sites.
Capa de Punidos, um e-book distribuído pelos Arautos do Evangelho por meio de seus sites.

A imagem acima é a capa de um PDF distribuído generosamente pelos Arautos e seus aliados onde exploram essas ideias o máximo possível:

Há pelo menos quatro edições simultâneas —inglês, espanhol e italiano, junto com o português original— instrumentalizadas por meio de uma rede coordenada de contas de redes sociais que abrangem Instagram, TikTok, X e Facebook. Em cada plataforma, jogam como a vítima perpétua. Usam esses bastiões digitais para atacar a decisão do Papa Francisco de colocá-los sob o que é, para todos os efeitos práticos, uma administração interina.

E o que se vê com os Arautos lembra, para dizer o mínimo, o que se vê nestes dias no Instituto do Verbo Encarnado argentino (conteúdo em espanhol), onde se teve que lançar uma ciberinfraestrutura separada, com uma URL nova e independente (verboencarnado.org) em vez do ive.org “histórico”.

Em um conflito que lembra as disputas medievais dentro dos mosteiros, agora existem dois sites funcionais: um controlado pela velha guarda leal aos métodos de Carlos Miguel Buela, e o outro operado por José Antonio Satué Huerto, o bispo de Málaga, Espanha.

Satué Huerto viu-se obrigado a lançar essa ciberinfraestrutura paralela para evitar que a velha guarda da organização argentina sequestrasse suas comunicações com Roma e outros atores no drama em curso dentro da ordem fundada por Buela, e oferece um reflexo do conflito em curso em torno dos Arautos, revelando quão tênue é realmente o compromisso destas organizações predatórias com a obediência quando percebem uma ameaça ao seu futuro.

Isto é mais relevante no caso dos Arautos, pois continuam sendo um ator-chave na coalizão que apoia a família Bolsonaro na extrema-direita brasileira. Mesmo que tenham perdido sua aposta de apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, agora preso, apoiam seu filho Flávio, que busca derrotar Luiz Inácio Lula da Silva, que busca um marco no Brasil: um quarto mandato presidencial, a menos de um mês de cumprir 81 anos.

Como se já cobrissem uma perda no Brasil, os Arautos são uma espécie de amuleto de Abelardo de la Espriella, o presidente da Colômbia, que recentemente apresentou membros desse grupo durante uma vigília na Praça de Bolívar em Bogotá como protagonistas de um controverso ato de unidade após o terremoto de magnitude 7.5 de 10 de agosto de 2026.

A parafernália e o espetáculo dos Arautos caem como uma luva no populismo de extrema-direita de De la Espriella, com frequentes “saudações” militares às suas multidões, misturadas com sua peculiar versão de catolicismo identitário.

Recrutado no Norte Global, vítima na América Latina

O relato de Charles sobre sua experiência como membro dos Arautos é algo mais que uma anedota, não apenas porque é um elemento na dilatada investigação do Vaticano sobre o futuro dessa organização similar a uma ordem. Também, porque seu testemunho foi suficientemente relevante para ser citado como fonte por Verboonen.

Ele explica seu interesse nos Arautos como resultado de sua criação em um lar católico no Norte Global, onde a ameaça do comunismo era um assunto sério, tão central para sua identidade como pessoa, que o testemunho de Charles o situa em primeiro plano como a razão pela qual, sendo adolescente, se comprometeu por completo com a ideia de expulsar esse demônio da face da Terra.

E se a retórica parece exagerada, tenta coincidir com o que os próprios Arautos faziam com o ritual do exorcismo. Popularizado após o filme de 1973, o exorcismo entre os Arautos foi uma sorte de cura única para todos os males, mas também uma arma para apresentar seus líderes como uma ameaça para o próprio Satanás.

Como ocorria com Marcial Maciel quando se apresentava como a vítima de um imaginário Partido Comunista Mexicano disposto a matá-lo como a razão dos rumores sobre sua vida privada, Corrêa e Clá Dias “permitiram” que seus subordinados “vazassem” supostas mensagens de demônios submetidos durante exorcismos “internos”.

Curiosamente, ao fazê-lo iam contra as próprias ensinamentos da Igreja Católica sobre como tratar tais mensagens, que remontam à Idade Média. Desdenhosos de tais ensinamentos, os líderes da Tradição, Família e Propriedade (TFP) estavam mais do que dispostos a “vazar” mensagens sobre Clá como uma figura a quem essas entidades consideravam não só um digno rival, mas um inimigo tão relevante a ponto de ser o alvo de seus ataques, além de um futuro papa.

O “vazamento” de tais mensagens já era uma estratégia estabelecida para elevar o perfil de Clá Dias em 1988 quando, aos quinze anos, Charles contatou pela primeira vez um centro da TFP em uma importante área metropolitana do Norte Global. Atraído pelo que agora vê como a estética católica tradicional e a retórica anticomunista do grupo, integrou-se em suas atividades juvenis locais.

A Finais desse ano, os diretores locais começaram a encorajar um compromisso mais profundo, o que o levou a abandonar sua educação secundária formal. Em julho de 1989, aos dezesseis anos, mudou-se para o que então era um centro da TFP, mas que já atuava também como o que eventualmente se tornou, ao menos formalmente, os Arautos no Brasil pouco mais de dez anos depois.

Não está claro qual era o status canônico real da TFP nessa diocese, mas Charles tornou-se um residente em tempo integral. Ao fazê-lo, seguiu um caminho comum naquele momento para os aspirantes a membros da Legião de Cristo, do Opus Dei, do Sodalício de Vida Cristã e do Instituto do Verbo Encarnado: romper o contato regular com sua família e ingressar em um regime extremamente estruturado de oração diária, tarefas de recrutamento e treinamento ideológico.

Transferência para o Brasil e ingresso no Eremos (1989–1994)

A Finais de 1989, a direção da TFP transferiu Charles para o Brasil, a base do movimento dirigido por Plinio Corrêa de Oliveira, que naquele momento ainda estava ativo e era uma presença visível no que se tornaria os Arautos.

Segundo um padrão de reutilizar continuamente palavras em latim que compartilham raízes no português e em outras línguas ocidentais, a TFP rotulou seu processo de formação, ao qual Charles se uniu no Brasil, com o termo em latim para uma ermida: o Eremos.

O truque da linguagem não se limitava a essas transições maiores, similar aos ritos de passagem na vida dos jovens aspirantes. Era um elemento-chave do “branding” da TFP-Arautos: apresentar-se como a iteração mais recente de uma linhagem de fundações de ordens católicas, ao usar termos em latim ou relacionados ao latim para descrever o mundo e o papel do jovem aspirante nele tanto quanto fosse possível.

Um de tais usos de palavras ou frases em latim é o chamado Praesto Sum, um processo desenhado para a intensa formação espiritual e física dos jovens recrutas, que conduz em última instância à aniquilação do chamado “foro interno”, isto é, a capacidade dos membros deste tipo de organizações de decidir por si mesmos.

Mais uma vez, práticas semelhantes, embora com diferentes nomes ou ênfases, já eram usadas pela Legião de Cristo no México, pelo Opus Dei na Espanha, pelo Sodalício peruano e pelo Instituto do Verbo Encarnado na Argentina.

A vida nas ermidas brasileiras era governada pelo Ordo. Ali, encontra-se outra adaptação de uma raiz latina que ressoa, através de cognatos, em português, espanhol, francês, italiano e inglês: ordem. O Ordo ou ordem era um código de conduta não escrito, mas estritamente aplicado que ditava cada aspecto da vida diária.

Os Arautos não eram os únicos entre os movimentos autoritários ou de tipo sectário modernos no Norte Global e na América Latina que ancoravam suas identidades em uma noção idealizada do Império Romano Tardio mediante o uso do latim.

Ao apelar a palavras em latim muito específicas, ao menos parcialmente inteligíveis em português, espanhol, francês, italiano e inclusive no inglês contemporâneo, tentam conectar-se a um código cultural que equipara a hierarquia absoluta à lei divina, a etimologia à ordem natural, o que lhes permite oferecer sua ideia de um rígido controle interno como a máxima defesa da civilização.

Impor o Ordo aos jovens recrutas não era fácil. Os líderes da TFP e mais tarde dos Arautos eram conscientes de quão difícil é forçar noviços relativamente ingênuos a uma vida de privação, submissão e violência, especialmente quando se recruta em paróquias católicas do Norte Global ou em lares abastados da América Latina. Como ocorria no Sodalício peruano, os líderes da TFP-Arautos tiveram que enquadrá-lo como uma troca heroica: a dor como o preço necessário para preservar ou, mais ainda, para salvar, uma noção idealizada da civilização ocidental.

Alguns dos elementos principais da vida no Eremos incluíam:

Obediência absoluta: Submissão total aos superiores, particularmente a João Clá Dias, que era o diretor principal da TFP sob Plinio Corrêa de Oliveira.

Disciplina estrita e silêncio: As rotinas diárias eram reguladas ao minuto, incorporando prolongados períodos de silêncio obrigatório, posturas rígidas durante as reuniões e limites estritos à autonomia pessoal como a prova máxima de obediência e docilidade para com a organização.

Votos e cerimônias: Os recrutas tomavam votos formais de servidão espiritual para com os líderes e certas devoções da Virgem Maria, muito especialmente, como ocorreu na Praça de Bolívar em Bogotá em agosto passado, a Nossa Senhora de Fátima, uma imagem frequente na extrema-direita católica global.

A orquestra dos Arautos durante a vigília na Praça de Bolívar, Colômbia. Note as botas do diretor musical. 28 de agosto de 2026. Presidência da Colômbia.
A orquestra dos Arautos durante a vigília na Praça de Bolívar, Colômbia. Note as botas do diretor musical. 28 de agosto de 2026. Presidência da Colômbia.

Isso se combina com uma vestimenta única. O traje dos Arautos é uma combinação alucinante do hábito carmelita, com túnicas com grandes cruzes, alheio aos “carmelitas descalços” da Espanha do século XVI promovido por Teresa de Ávila e outros místicos ibéricos.

O hábito dos Arautos, uma alucinação estética que nunca chega ao tornozelo, combina-se com botas que os líderes dos Arautos veem como de inspiração militar. No entanto, tal calçado só passaria como militar entre unidades de cavalaria de elite dos exércitos do século XIX durante as Guerras de Independência; são alheias às ordens militares medievais dos séculos IX ou X.

Se alguém fosse forçado a encontrar botas semelhantes em uniformes militares, só existem nos uniformes cerimoniais das unidades de cavalaria, já que as botas militares contemporâneas são feitas em sua maioria de materiais sintéticos, por seu desempenho, e não por razões estéticas. Por isso, o melhor lugar para encontrar esse tipo de botas seria nos uniformes utilizados pelos participantes nas competições equestres dos Jogos Olímpicos, o chamado adestramento ou dressage.

Duas atletas juvenis equestres durante uma competição de dressage, 2010. Foto de Bob Haarmans no Flickr.
Duas atletas juvenis equestres durante uma competição de dressage, 2010. Foto de Bob Haarmans no Flickr.

Apesar destas inexatidões históricas, o que se tornou os Arautos já operava sob uma rígida estrutura de tipo militar, exigindo uma obediência absoluta aos líderes das casas, em outro aceno ao que era habitual naquele momento na Legião de Cristo mexicana ou no Sodalício peruano.

Finalmente, segundo Charles, estão os castigos e as “penitências”. As infrações disciplinares ou as falhas espirituais eram respondidas com reprimendas formais, tarefas físicas, penitências corporais e sessões públicas de autocrítica, os “capítulos de culpas”, outra alucinação de elementos medievais na estética e na prática dos Arautos.

Como também ocorreu na Legião de Cristo, no Opus Dei e em outras organizações semelhantes dos anos oitenta e noventa, Charles foi isolado das notícias do exterior, da comunicação familiar e dos recursos financeiros pessoais; o alojamento, as roupas e as necessidades básicas ele recebia do movimento.

A Bagarre, o apocalipse dos Arautos

O que resulta surpreendentemente peculiar na identidade dos Arautos, e em como explicam o seu próprio papel na história da Igreja Católica, é a noção de Bagarre. É preciso ter em conta que Bagarre não é uma palavra portuguesa. Foi 'emprestada' por Corrêa de Oliveira e Clá Dias, apesar de o português ter um cognato relativamente próximo (briga), que se assemelha ao tipo de “Tribulação” que algumas interpretações da literatura bíblica e apocalíptica fazem sobre o fim dos tempos ou o fim do mundo.

Na explicação cuidadosamente reconstruída por Charles sobre o que é a Bagarre, é necessário vê-la como a própria chave da cosmovisão dos Arautos. A Bagarre é a consequência de uma postura anticomunista radical infundida com um sentido de emergência existencial do fim dos tempos. Não é uma corrida eleitoral nem um debate filosófico ou acadêmico. É a própria manifestação de uma ameaça existencial justificada na interpretação que os Arautos fazem das supostas mensagens secretas de Nossa Senhora de Fátima no início do século XX.

Nesse sentido, a Bagarre fornece uma narrativa de conflito iminente, mas também uma desculpa para matar, se necessário, aqueles que, por qualquer razão, venham a ser identificados como “comunistas”. A Bagarre é também o que justifica a própria ideia da necessidade do que a compreensão da teologia católica por parte dos Arautos entende como “escravidão sagrada” como um compromisso total e absoluto do eu em direção a uma Tríade Messiânica formada não pela Santíssima Trindade, nem mesmo por essa noção do Deus cristão como um e trino, mas por Plinio Corrêa, sua mãe Lucilia Corrêa de Oliveira e Clá Dias como o verdadeiro Norte espiritual dos Arautos.

Sonia Suárez Estrada, primeira-dama da Colômbia após a coroação de Nossa Senhora de Fátima em Bogotá, 28 de agosto de 2026. Presidência da Colômbia.
Sonia Suárez Estrada, primeira-dama da Colômbia após a coroação de Nossa Senhora de Fátima em Bogotá, 28 de agosto de 2026. Presidência da Colômbia.

A Bagarre é uma delirante “Sexta Cruzada” misturada com a mais radical interpretação possível do Apocalipse, justificada pela interpretação de Plinio Corrêa e Clá Dias das supostas “mensagens secretas” de Nossa Senhora de Fátima.

Tal reescrita da teologia católica e cristã apresenta os Arautos como o último guardião da própria civilização. Nenhuma lei humana, brasileira, colombiana ou de qualquer outra nação tem verdadeira autoridade sobre eles, como em última instância tampouco a tem a própria hierarquia da Igreja Católica.

Como fez com seu testemunho perante Catharina Verboonen, Charles não está tentando convencer os funcionários do Vaticano de que houve excessos isolados. Estava advertindo o Papa Francisco e o cardeal Damasceno Assis de que os excessos nos Arautos surgiram como a consequência lógica da estrutura interna de crenças desenvolvida primeiro por Plinio Corrêa e posteriormente modificada por Clá Dias.

Charles não informa sobre uma simples má conduta. Descreve um design organizacional imbuído de uma mitologia histórica que desafia a própria autoridade da Igreja Católica. Lembra uma frase que João Paulo II costumava usar para repreender e humilhar a Teologia da Libertação nos anos setenta e oitenta: Uma igreja paralela.

Charles foi testemunha das mudanças trazidas pela morte do fundador Plinio Corrêa de Oliveira em outubro de 1995. Naquele momento, o movimento sofreu uma importante reestruturação organizacional sob o comando de João Scognamiglio Clá Dias. As disputas internas sobre a liderança e as propriedades dividiram as estruturas originais da TFP. Durante esta transição, Clá Dias encabeçou a reestruturação que conduziu à criação dos Arautos do Evangelho.

Charles foi designado para várias missões internacionais durante estes anos de transição, incluindo tarefas na América do Norte e no Brasil. Seus deveres incluíam a gestão da logística interna das propriedades, dirigir para as figuras de liderança, organizar campanhas de recrutamento de jovens e arrecadar doações para a empresa em expansão. Apesar de seus longos anos de serviço, permaneceu sob total vigilância organizacional e um estrito controle sobre seu horário e seus movimentos.

Ao longo de seus dez anos dentro do grupo, o esgotamento físico persistente, o isolamento forçado de sua família e as crescentes dúvidas sobre a devoção dedicada aos líderes do movimento criaram uma profunda tensão psicológica.

Em outubro de 1999, enquanto estava destacado em uma base operacional, Charles decidiu romper e sair. Ao carecer de economias pessoais, credenciais educativas formais ou documentação de identidade externa, coordenou-se com o apoio familiar externo para assegurar transporte e escapar da propriedade.

Após sua saída no final de 1999, Charles, já de regresso ao seu país de origem, com o apoio que só um Estado de bem-estar social proporciona, submeteu-se a uma extensa reabilitação psicológica para processar o trauma e a perda de identidade resultantes de sua década de isolamento. Para evitar experiências semelhantes a outros, recopilou seus diários, regulamentos e recordações pessoais em uma narrativa formal exaustiva.

Apresentou formalmente esta documentação às autoridades eclesiásticas de seu país de origem, à Santa Sé e aos órgãos de investigação civil do Brasil (incluindo o Ministério Público de São Paulo) para documentar o alcance do abuso psicológico, trabalhista e emocional, o recrutamento de menores e as irregularidades canônicas dentro da organização.

Dois Arautos do Evangelho na Praça de Bolívar, antes da vigília liderada pelo presidente De la Espriella em 28 de agosto de 2026. Foto da Presidência da Colômbia.
Dois Arautos do Evangelho na Praça de Bolívar, antes da vigília liderada pelo presidente De la Espriella em 28 de agosto de 2026. Foto da Presidência da Colômbia.

O testemunho de José

A diferença de Charles, José passou quase 24 anos dentro do movimento. De fato, ingressou em uma filial local da Tradição, Família e Propriedade em 1993, e posteriormente nos Arautos quando estes criaram pela primeira vez sua sociedade clerical, a chamada Virgo Flos Carmeli, palavras tiradas de uma oração do século XIII que pede a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, até sua saída em setembro de 2017.

José centra a maior parte de suas críticas aos Arautos no que identifica com agudeza como sua dupla identidade ou “duas caras”: um lado público e encantador definido por uma “esplêndida liturgia”, arte católica medieval tradicional e vigor juvenil; e um lado interno, hermético e secretista que opera sob uma rígida coerção interna e doutrinas esotéricas centradas em seus líderes.

Presta atenção em como, sob a liderança de Clá Dias, o grupo poliu, alguns diriam “branqueou”, alguns dos aspectos mais radicais de sua teologia de uma maneira que lembra o que fez o Sodalício de Vida Cristã quando retirou todas as primeiras edições de seus documentos para eliminar os aspectos mais radicais dos mesmos.

Como o Sodalício, os Arautos suavizaram algumas de suas posturas anticomunistas, ao mesmo tempo em que adotaram uma postura mais “espiritual” que facilitou a transição acelerada de uma entidade diocesana em uma única diocese brasileira para uma com aprovação pontifícia global em 2001 como Associação Internacional Privada de Fiéis, e a posterior criação de sociedades de vida apostólica clerical (Virgo Flos Carmeli) e feminina (Regina Virginum), as mais próximas de uma compreensão mais tradicional de uma ordem.

Como faz Charles em seu testemunho, José também denuncia a “Tríada Messiânica” com Plinio, Lucilia e João, que são o centro da espiritualidade do movimento. Os três recebem algum grau de veneração centrada em alguma virtude: Plinio Corrêa como o “profeta e fundador”, Lucilia Corrêa como um ideal de inocência e misericórdia, e Clá Dias como o “discípulo perfeito” e alter ego de Corrêa, chegando inclusive a utilizar um título que os católicos costumam reservar para o próprio papa: o de pontífice e, o que é ainda mais surpreendente, o de “Pontífice Eterno”.

Seguindo sua própria interpretação de Luís de Montfort, um santo francês do século XVII, os Arautos desenvolveram uma noção de Escravidão Sagrada na qual os membros se submetem a uma consagração interna não só a Maria, mas diretamente como escravos de Corrêa e Clá. Escravos dispostos a renunciar à identidade, referindo-se a si mesmos como “este escravo”, alguém disposto a obedecer a qualquer ordem sem questionar.

O relato de José sobre a Bagarre é similar em todos os aspectos ao de Charles. É um castigo divino universal e iminente predito que destruirá a "Revolução" moderna, os pecadores e o clero corrupto. Os membros veem a si mesmos como instrumentos da ira de Deus durante este evento cósmico.

Uma vez que a Bagarre ocorra, esperam um “Grand Retour”, francês para Grande Retorno, e a criação de um Reino de Maria, uma dourada era pós-apocalíptica na qual Corrêa e Clá governarão e guiarão a sociedade segundo a ideia que eles mesmos tinham de como foram as sociedades medievais, que não corresponde à realidade histórica documentada. É, como o hábito, algo mais próximo de uma alucinação.

Para incutir estas crenças radicais, os Arautos requerem uma maquinaria capaz de uma manipulação psicológica que só as “instituições totais”, como se discutiu na primeira reportagem desta série sobre os Arautos, ver acima, podem gerar.

Para alcançá-lo, existe uma clara necessidade de recrutar primeiro adolescentes tão jovens quanto seja possível e de isolá-los de suas famílias, amigos e inclusive de colégios católicos. Nesse sentido, segundo o relato de José, os Arautos incutem aversão para com as famílias naturais, designadas internamente como “Fonte da Minha Revolução”.

Como consequência, os jovens recrutas vivem uma pressão para cortar laços com suas famílias para salvar sua “vocação” e desenvolver atitudes moldadas pelo que José caracteriza como “rigorismo” e uma “cultura baseada no medo”.

O ambiente interno baseia-se no medo constante. Medo do inferno, de perder a “vocação”, de perder a pureza, que busca substituir o foro interno por uma estrita adesão às regras do Ordo, às vezes chamado “Ordo de Costumes” em uma estranha mistura de latim e português ou “Ordo de costumbres” em uma mistura também estranha de latim e espanhol, o código de conduta diário não escrito baseado no medo.

Como costuma ser o caso na Legião de Cristo, no Opus Dei, no Instituto do Verbo Encarnado e no agora suprimido Sodalício de Vida Cristã, também há uma tentativa ativa de construir uma “fachada acadêmica”. A diferença dos jesuítas, a quem se encoraja a frequentar programas de pós-graduação em universidades fora de sua ordem, estas “ordens” relativamente novas fazem de tudo para se manter no chamado “incesto acadêmico”, isto é, evitar as universidades não católicas ou inclusive as universidades fora de suas próprias ordens.

E mais ainda, frequentemente substituem o rigor acadêmico formal pelo estudo dos documentos de Plinio Corrêa e Clá Dias. José vai mais longe ao apontar como os títulos acadêmicos eram obtidos às vezes graças a convênios institucionais com um estudo real mínimo ou mediante arranjos de outros tipos.

Práticas espirituais irregulares

O documento de José enfatiza como, começando por volta de 2013, Clá Dias e seus subordinados nos Arautos começaram a praticar exorcismos não autorizados utilizando fórmulas não canônicas, ordenando frequentemente aos demônios «em nome de Monseigneur João», isto é, em nome do próprio Clá, que, curiosamente, é identificado ali com um título em francês, em outro paralelismo com a preferência de Marcial Maciel por «Mon père», como a forma de se dirigir a ele.

Mais reveladoramente, foi possível perceber uma clara e impressionante distância entre o conjunto de crenças admitidas em público e as práticas espirituais reais, privadas ou comunitárias, nas casas dos Arautos, muitas das quais, para surpresa de ninguém, desafiam e contradizem o Concílio Vaticano II, o Ordo Missae, tal como foi promulgado em 1969 por Paulo VI, e os ensinamentos dos papas pós-conciliares.

Ambos os documentos apresentam os Arautos como algo mais complexo e perigoso do que um grupo católico que experimentou escândalos. São a continuação institucional de uma cosmovisão herdada de Plinio Corrêa de Oliveira e transformada sob João Scognamiglio Clá Dias em um sistema interno estritamente controlado e centrado na obediência, na autoridade carismática e em uma visão apocalíptica da história.

Quase dez anos após a decisão original do Vaticano de intervir, a pergunta sobre seu futuro permanece. Se alguém toma os casos do Sodalício ou do Instituto do Verbo Encarnado, não há razão para ser otimista.

Roma suprimiu o Sodalício só depois que seus membros desafiaram a autoridade do papa em exercício e mesmo agora, quase dois anos após as notícias originais, não está claro o que acontecerá com o que agora é uma entidade formalmente suprimida que continua ativa, é rica e recebe proteção das autoridades peruanas.

O Instituto do Verbo Encarnado encontra-se já em sua quarta ou quinta intervenção vaticana, segundo como se conte. Quando, lá por 1999, a Conferência Episcopal Argentina em pleno pediu a João Paulo II que os suprimisse, sempre houve uma mão amiga, fosse em Roma ou nos Estados Unidos, disposta a ajudá-los a sobreviver com pouco mais do que mudanças cosméticas em suas práticas.

Quantos anos mais precisará o Vaticano para encontrar uma solução no caso dos Arautos é, até agora, uma incógnita. A diferença da atitude passiva do Vaticano diante deste e de outros casos, os Arautos mantêm uma operação multimídia e multiplataforma em redes sociais. Nela fazem de tudo para se apresentar como vítimas do Papa Francisco e de uma coalizão de clérigos “de esquerda” e “modernistas”, que busca imitar as condenações de Pio X a qualquer mudança na Igreja Católica. De maneira mais significativa, como o demonstra a vigília na Praça de Bolívar em Bogotá, buscam ativamente patrocínio político para cobrir possíveis perdas no Brasil.

Ao centro, à esquerda, o cardeal Damasceno, então presidente dos bispos do Brasil, durante visita à então presidente Dilma Rousseff (ao centro, à direita) no Palácio do Planalto, 2011. Presidência da República, via Wikimedia.
Ao centro, à esquerda, o cardeal Damasceno, então presidente dos bispos do Brasil, durante visita à então presidente Dilma Rousseff (ao centro, à direita) no Palácio do Planalto, 2011. Presidência da República, via Wikimedia.

* * *

Um resumo deste texto está disponível em áudio após este parágrafo.

Nota de produção: O texto do resumo, assim como o principal, foi escrito e editado apenas pelo autor. A gravação do áudio foi feita com uma ferramenta de texto para voz (Microsoft Word via Web). A IA foi utilizada apenas para gerar a voz, e não para a criação do conteúdo.

Agréganos como fuente preferida en Google